Scones e um fim-de-semana pelo Alentejo

7/9/12

Queria tanto compensar-vos pela minha ausência que foi difícil seleccionar as fotografias para este post. Optei por várias! Espero que gostem.
Falando agora de novidades, sexta mesmo antes de ir para o Alentejo fui buscar a nova lente! Fiquei tão radiante que a experimentei ainda nesse dia!
E esta foi a primeira experiência, foi magnífico fotografar este pôr-do-sol, há tanto tempo que não o fazia. Parámos de propósito o carro só para registar esta paisagem maravilhosa. Já passava das 20.30h, e esta luz esperou por nós!
Estava mesmo a precisar de uns dias longe da cidade, das confusões típicas. Ouvir apenas o vento, os grilos, os passarinhos e todos os sons que a natureza partilha connosco.
Preparámos daqueles pequenos-almoços dignos de férias, com tudo o que gostamos.
O doce de framboesa não podia faltar! E scones? Também são um óptima opção para o pequeno-almoço ou lanche. Já experimentei muitas receitas, mas havia sempre um pequeno problema, os scones só aguentavam fofinhos no próprio dia, no dia seguinte já estavam um pouco rijos. Nada que a amiga M. não resolvesse. A receita que vou aqui deixar é da M. e eu garanto-vos que resulta, já fizemos uma três vezes aqui em casa.
Scones da M. (faz aprox. 12)
.3 chávenas de farinha
.2 c.café de fermento em pó
.3 c.sopa de açúcar
.3 ovos
.1/2 chávena de leite
.4 c.sopa de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela junte a farinha, o açúcar e o fermento e misture. Numa tigela pequena junte os ovos e o leite e bata bem, e adicione a manteiga previamente derretida. Junte a mistura de ovos e leite à mistura de farinha e incorpore até obter uma massa homogénea. Eu usei aproximadamente 2 c.sopa de massa para cada scone. Após ter forrado o tabuleiro de ir ao forno com papel de prata  e ter colocado a massa dos scones leve ao forno por aprox. 20-30 min ou até dourarem.
Demos um pulo à praça de Alter do Chão, onde compramos umas laranjas sumarentas para fazermos um sumo natural, e eu trouxe ainda este chá caseiro de camomila.
Passeámos bastante, Sábado à noite sentia-me cansada mas satisfeita. 
Eu vivi dez anos no Alentejo, desde que nasci praticamente (tinha seis meses quando os meus pais se mudaram para lá por questões de trabalho) até aos meus dez anos, que foi quando regressei a Lisboa, às minhas origens. Às vezes não sei bem quais as minhas origens, porque eu criei uma grande ligação com o Alentejo e sinto uma verdadeira necessidade de ir lá de vez em quando. 
Tudo o que é bom passa a correr, foram apenas dois dias, mas chegou para descansar e organizar algumas ideias. E, nem tudo é mau porque ainda lá voltarei este mês!

21 comments

  1. Ficam lindas as fotografias! Eu também adoro Alentejo gosto das cores de final do dia! =D

    ReplyDelete
  2. Também adoro fotografar na "magical hour"!

    ReplyDelete
  3. Que imagens bonitas. Também adoro o Alentejo e as suas cores.

    ReplyDelete
  4. Esse final do dia é mágico.....e os scones parecem deliciosos!!!

    ReplyDelete
  5. As fotos estao lindas, parece ter sido um optimo fim de semana. Acho que qualquer dia experimento esta receita de scones :)

    ReplyDelete
  6. As fotos transmitem os sons, os sabores e os cheiros do campo ☺ estão maravilhosas!

    ReplyDelete
  7. Olá Ana, foi realmente um lapso, a receita já está actualizada :)

    ReplyDelete
  8. E que bela forma de estreares a nova lente. Que fotos maravilhosas! A luz quente do final do dia tem sempre qualquer coisa de mágico. :)
    Adorei o post.

    ReplyDelete
  9. estou completamente rendida as tuas fotos, especialmente as de final de dia, que luz fantastica!!!! adorei

    ReplyDelete
  10. Que inveja Silvie ;) As fotografias estão lindas...para não variar! ;)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  11. Que inveja! Também estou a precisar de um fim-de-semana longe de tudo e de todos...o Alentejo até me parece um bom destino ;)

    ReplyDelete
  12. que delícia!!!! adoro as fotos e estou cheia de vontade de ir passar um fds ao alentejo tb, é tão bonito e tão delicioso!!! e estou curiosa, que lente compraste?? :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Cláudia! Comprei a de 50mm f/1.8 :) beijinhos*

      Delete
  13. Cores e cheiros através da fotografia... adoro! :)

    ReplyDelete
  14. As imagens são lindas... é a 50mm 1.2 não é? eu cá ainda continuo indecisa... LOL acho ando nisto até à eternidade enfim! Adorei o post e tal como tu adoro o Alentejo beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) Não, é a 1.8 que custou 121 euros, essa de que falas por enquanto não é uma opção pois é muito mais cara à volta de 1600 euros, uma grande diferença! Obrigada e um beijinho :)

      Delete
  15. Magnificas!!! Até fiquei com inveja de ir experimentar a paz do Alentejo! =D um grande beijinho***

    ReplyDelete
  16. adorei este teu por do sol! o momento do dia que prefiro :))
    estão lindas as tuas fotos, continua!

    ReplyDelete
  17. Adorei todas estas fotografias do nosso Alentejo! Muitos parabéns, continua :)
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  18. que delicia seu blog...fotos lindas...seguindo já!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  19. ... e pronto, acabo de retirar do forno um tabuleiro de scones quentinhos inspirados na tua receita... como gosto muito de alecrim juntei uma c. de sopa de alecrim à massa e estão divinos... obrigada pela partilha!

    ReplyDelete

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.