Self-portraits bring Self-LOVE

2/14/14

Hoje escrevo-vos o prometido post dos self-potraits. Achei que seria uma boa forma de vos incentivar pelo menos a experimentar :)

Os self-portraits são provavelmente o maior desafio para qualquer pessoa seja ela ou não fotografa, porque implica avaliarmo-nos a nós mesmos. Eu quando fotografo outras pessoas estou envolvida no momento, não procuro os defeitos no rosto ou no corpo, posso dar um ou outro conselho, mas na verdade quero captar a emoção. Quando me fotografo a mim mesma a história já é outra. Em nós vemos sempre todos os defeitos do mundo, são as rugas, as borbulhas, as manchas, os pêlos, o cabelo, o nariz, os dentes, os kilos a mais ou a menos...enfim só nos focamos no que está menos bem (segundo o nosso ponto de vista!) e depois depressa temos vontade de desistir dos self-portraits. Eu já fui assim durante muito tempo e pior do que isso não gostava que me fotografassem também, resumindo não tinha fotos minhas que gostasse. Até ao dia em que disse para mim mesma que chegava deste medo descabido, na verdade TODAS somos bonitas, bastam só uns pequenos truques para tirar o maior partido da nossa beleza :)

Esta última vez que fiz os self-portraits e que são os que hoje aqui partilho, preparei tudo mais ao pormenor do que das vezes anteriores. Maquilhei-me um bocadinho mais que o normal (afinal tratam-se de retratos e são visíveis todos os detalhes), pintei as unhas, dei um jeito no cabelo e vesti um top de seda que adoro. Escolhi uma ou outra jóia e comecei! Usei um tripé e  o comando da Canon RC-6, dois acessórios que, na minha opinião, são absolutamente necessários para os self-portraits

E agora as poses e as caretas?! Pois bem, não há nada como treinar. Eu acho que todos os dias dou por mim a fazer mil e uma caretas ao espelho e assim vou vendo as expressões que melhor resultam. Convém também dar atenção aos pormenores, de como estão posicionados os braços e as mãos. 

Devo ter tirado umas 100 fotografias e no fim acabei com as 10 que mais tinha gostado e apenas editei essas. Não se assustem com as 90 que foram para o lixo, é normal que assim seja, muitas vezes basta o facto de não ficarem focadas onde gostaríamos, e é por isso, que tiro sempre mais do que uma na mesma pose.

Parece-vos muito complicado? Espero que não! Vá quero tudo a fazer uns selfs!

Mas a mensagem que vos queria mesmo passar é que os self-portraits podem ser uma terapia maravilhosa, ajudam-nos a ganhar auto-confiança e amor-próprio. Não há nada melhor que nos sentirmos bem na nossa própria pele e aprendermos a apreciar a nossa beleza! Trust me, you´ll love this feeling :)

Most of all, HAVE FUN! 

Much love,

Sílvia

9 comments

  1. Partilhas te isto num dia perfeito. Temos de cada vez gostar mais de nós.
    Digo isto mas contra mim falo, porque não gosto que me tirem fotografias, não me sinto nada fotogenica e sempre que tentei self portraits correram mal (ou acho. Também porque a minha objectiva tem o foco automático avariado o que complica muito). Nos últimos meses por acaso já tinha pensado para mim varias vezes, que não tenho fotos minhas dos últimos anos, com muita pena. Devia perder este "medo" e abrir um pouco mais.

    O teu resultado esta maravilhoso, adorei mesmo.

    Bjinho tem um optimo dia e fim de semana

    ReplyDelete
  2. Adorei o resultado.Tb tenho esse problema com fotos minhas.N tens motivos nenhuns p achares q n ficas linda nas fotos.Tonta....
    Bjs,

    ReplyDelete
  3. lindona!
    adoro a última fotografia!
    beijinhos querida Sílvia

    ReplyDelete
  4. Adorei o artigo, muito motivador. Há que desenvolver o amor próprio em cada um, desta forma estamos com mais auto-estima e acima de tudo mais felizes. Adorei as fotos, linda, continua com o bom trabalho :).
    Nádia

    ReplyDelete
  5. Gostei imenso das fotos. Acho que ficaram muito naturais. E a minha preferida é a 3ª :p

    ReplyDelete
  6. Acho que tens razão. Tendemos em nos centrar nos nossos defeitos e... há que contrariar isso!
    Nada como começarmos a olhar para o melhor de nós e assim, também melhorarmos a nossa relação com os outros. Gostei muito do texto e das fotos :)
    Beijinhos*

    ReplyDelete
  7. Linda!! Adorei as dicas! =) na verdade apaixonei-me por fotografia por ter começado um projecto de self-portraits 365days no flickr... Adorei e é muito giro como se vão descobrindo muitos truques ao longo do tempo que não servem só para selfies. =)

    ReplyDelete
  8. Gostei das dicas e, principalmente, das fotografias :) estás linda *

    ReplyDelete
  9. Há uns anos não tinha medo nenhum destas fotografias, hoje, não chamaria medo, mas falta de "assunto". Não consigo encontrar razão para me fotografar, acho sempre que não vale a pena. Prefiro mil e uma vezes estar do lado de trás da máquina!
    Mas como "devoro" desafios, vou ler o post em que explica o desafio e, provavelmente, aceitarei. :)

    Beijinhos e obrigada por nos tentar animar e incentivar! :*
    {btw, adoro as suas fotografias. Todas!}

    ReplyDelete

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.