Healthy Granola // Delicious recipe

3/21/17

Bom dia ☀ Vamos terminar esta manhã com uma receita saudável? Já há algum tempo que faço granola caseira, por vários motivos entre eles o facto de ficar mais económico e também de ser mais saudável. A maioria das granola vendidas em supermercado têm uma quantidade de açúcar assustadora, eu sei que são deliciosas mas de saudáveis têm pouco. Com isto não digo que não existam já à venda granolas saudáveis, mas provavelmente ficam ainda mais caras que as outras. Por isso, mãos à obra! Já para não falar que fazer granola aromatiza a casa instantaneamente. 🍯
Desde que faço granola sempre segui a receita do livro da Mafalda P. Leite, Dias com Mafalda. No entanto ao longo tempo, senti necessidade de fazer algumas alterações que tornassem a minha granola ainda mais amiga da saúde. Esta receita foi sempre a que achei que tinhas as quantidades mais equilibradas e se seguida correctamente o resultado é simplesmente maravilhoso. Fica super crocante e aguenta imenso tempo. Guardo sempre num frasco de vidro gigante do Ikea. Evita recipientes de plástico.

Granola Saudável

- 500g de flocos de aveia
- 100g de flocos de centeio
- 1 chávena de coco ralado
- 1 chávena de amêndoas inteiras com pele
- 1/4 de chávena de sementes de sésamo
- 1/4 de chávena de sementes de papoila
- 1/2 chávena de gérmen de trigo
- 1/2 chávena de óleo de coco
- 1/2 chávena de mel
- 1/2 chávena de água
- 1 colher de essência de baunilha
- 1/2 chávena de arandos desidratados
- 1/2 chávena de pepitas de cacau cru

Aquece o forno a 160º. Junta todos os ingredientes secos numa tigela grande à excepção dos arandos e das pepitas de cacau cru. Numa tigela mais pequena mistura o óleo de coco (precisa ser aquecido previamente para ficar líquido), o mel, a água e a essência de baunilha. Junta as duas misturas e envolve-as bem com as mãos! Não há melhor! Num tabuleiro forrado com papel vegetal espalha uma primeira camada da granola, não coloques em excesso pois corres o risco de não cozinhar correctamente e ficares com um top crocante e o restante conteúdo não. Deixa no formo aproximadamente 30 minutos mas vai sempre mexendo. O tempo pode variar como é habitual com o tipo de forno que tenhas por isso deves ir vigiando porque podem bastar uns minutos para queimar tudo (sim já me aconteceu!). Quando retirares a primeira formada coloca num pirex e deixa arrefecer totalmente.  Repete o processo com o segundo tabuleiro. No fim quando tudo já tiver à temperatura ambiente junta os arandos e as pepitas de cacau cru e envolve tudo bem. Por fim coloca no frasco de vidro e delicia-te. Cá por casa usamos quase todas as manhãs 😋

Espero que tenhas gostado e quero saber como correu a experiência quando experimentares.
Esta receita tem a vantagem de poder ser alterada e adaptada ao teu gosto e resultar sempre bem. Se preferires outro tipo de sementes ou fruto seco deves experimentar, tenho a certeza que ficará deliciosa na mesma!

Much love,

Post a Comment

Latest Instagrams

Disclaimer

All photos in this blog are my original copyrighted photographs, unless otherwise noted and correctly linked. If you want to use them please email me before. Thank you.
© raspberry essence . Design by FCD.